Carta do Professor Hugo Cataud aos Alunos da FAMED

Nenhum comentário
Caros alunos da Faculdade de Medicina!

Há cerca de seis meses um grupo de estudantes, de diversas séries de nossa FAMED, me procurou para falar sobre a intenção de criar uma Liga de Clínica Médica em nossa faculdade. Fiquei muito feliz e estimulado, pois a Clínica Médica é a mãe de todas as especialidades clínicas e até então não tínhamos uma Liga voltada para esta área. Faltava uma Liga dedicada à Clínica Médica coluna de sustentação da formação do médico, seja qual for seu caminho. Uma Liga que unisse ensino, pesquisa e extensão, com enfoque naquilo que é essencial à formação e prática de qualquer médico, sem perder o maior sentido de nossa profissão, o paciente. Uma Liga que se preocupe com a formação técnica sem se descuidar dos valores humanísticos que norteiam a atividade médica. Que contribuirá para a formação de um médico humanista, cujas ações se referenciarão nas atitudes de seus docentes e se refletirão no tratamento e atendimento de seus pacientes; médicos que atendam seus pacientes com dignidade e humanidade, baseados em uma excelente formação técnica e humanística, educados por professores com essas competências.

 Nesse sentido, como professor de Clínica e docente coordenador escolhido pelos fundadores, tenho a honra de comunicar a criação da LACM (Liga Acadêmica de Clínica Médica da Furg), que iniciará suas atividades, teóricas e práticas, em breve. Algumas informações sobre a LACM:

1) Composta por atividades teóricas (encontros quinzenais com professores constituintes da LACM e docentes/médicos de fora de Rio Grande) que ministrarão aulas sobre temas selecionados como essenciais à prática do clínico.
2) Composta de atividades práticas (plantões em SPA, UTI e Enfermaria, na Santa Casa de Rio Grande e no HU-FURG), com suporte dos médicos plantonistas das instituições e duração de 6 horas, com frequência mensal (1 plantão/mês, inicialmente).
3) A LACM contará com assinaturas das revistas internacionais NEJM (New England Journal of Medicine) e JAMA (Journal of American Medical Association), para acesso de seus membros, dando suporte à discussão de artigos científicos que ocorrerá periodicamente. Além disso, haverá incentivo à publicação de artigos por parte dos membros da Liga.
4) Existirão atividades de extensão, em datas-símbolo da Medicina e sempre relacionadas à Clínica Médica. Ex: Dia Mundial do Diabetes, Dia do combate ao câncer de pele e outros.
5) Haverá discussão periódica de casos clínicos durante as atividades, sempre tendo como enfoque o que é importante para a formação e prática do médico.
6) Quanto à prova de seleção, cada candidato concorrerá SOMENTE com candidatos da sua turma, pelo número de vagas correspondente a cada ATM.

Saiba mais sobre a prova de seleção, a natureza e como funcionará a Liga, além de conhecer seus professores e seus membros diretores, em nosso blog e perfil no face. A partir de hoje, a FURG também terá a sua Liga de Clínica Médica. Desejo a todos que façam uso dela para sua formação e aprendizado, como médicos tecnicamente capazes e humanisticamente preparados. Um grande abraço a todos!
www.lacmfurg.blogspot.com.br

Docente coordenador: Hugo Cataud Pacheco Pereira

Membros Fundadores:
Amanda Ribeiro – ATM 2017
Vinícius Rosa – ATM 2017
Fernando Uberti Machado – ATM 2015
Danilo Souza Pinto – ATM 2017
Jõao Vitor Lopes – ATM 2016

Docentes membros:
Dr. Hugo Cataud Pacheco
Dr. Guilherme Brandão Almeida
Dr. Ivaldir Sabino DalBosco
Dr. Fábio Cunha de Andrade
Dr. Luiz Eduardo Corrêa Schein
Dr. Marcos Henrique Mattos de Sá
Dr. Rodrigo Jacobi Terlan
Dr. Nikos Numa Koukidis

Nenhum comentário :

Postar um comentário